Por Luiz Carlos Bordin
Gilberto Leite / ALMT
Durante audiência pública realizada em Tangará da Serra, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) criticou falhas na prestação de serviços da Energisa e defendeu que a população de Mato Grosso seja ouvida antes da renovação do contrato de concessão com a empresa.
“Não podemos ter uma renovação automática sem que Mato Grosso discuta e ouça a população sobre os serviços prestados pela concessionária. De antemão, já anunciamos que, se essa renovação acontecer sem ouvir a Assembleia Legislativa e a população, será um desrespeito com o cidadão mato-grossense”, afirmou Guarnieri.
A audiência, requerida por Guarnieri em coautoria com os deputados Wilson Santos (PSD) e Dr. João (MDB), ocorreu na última quinta-feira (02.10) e marcou o início de um ciclo de debates sobre a atuação da concessionária em diferentes regiões do estado. As próximas reuniões estão agendadas para Sinop (10 de outubro), Rondonópolis (16 de outubro) e Cuiabá (23 de outubro).
Os encontros visam reunir relatos e reclamações de consumidores que servirão de base para o relatório da Comissão Especial da Assembleia Legislativa, formada por Chico Guarnieri, Wilson Santos (vice-presidente) e Eduardo Botelho (União), relator do grupo. A comissão acompanha o processo de renovação do contrato da Energisa, que pode ser prorrogado por mais 30 anos — o atual acordo é válido até 2027.
Durante a audiência em Tangará da Serra, parlamentares e moradores relataram problemas recorrentes, como instabilidade e quedas de energia, principalmente em áreas rurais, afetando produtores e o setor agroindustrial. Segundo Guarnieri, a empresa descumpriu cláusulas contratuais, como a universalização da rede trifásica e a manutenção de agências físicas em municípios com mais de 50 mil habitantes.
“Mato Grosso ainda tem mais de dois terços da rede monofásica, o que causa grandes prejuízos à produção e à indústria. Recebemos inúmeras reclamações durante a audiência”, ressaltou o deputado.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, também participou da reunião e defendeu que ainda há tempo para ajustes antes da decisão sobre a renovação: “Se não cumpriram as regras, ainda há tempo para corrigir”.
Representando a Energisa, o assessor institucional e governamental Luiz Carlos Moreira Junior afirmou que a empresa vem adotando medidas para melhorar o atendimento e garantir novos investimentos. “Já temos mecanismos de acompanhamento da satisfação da população e estamos aprimorando nossos planos de ação para a melhoria contínua na qualidade do fornecimento”, destacou.
As audiências seguem ao longo de outubro e devem consolidar um diagnóstico estadual sobre o serviço prestado pela concessionária, que será apresentado em relatório final à Assembleia Legislativa de Mato Grosso.